Polêmica

Lula diz que países ricos têm 'dívida com a humanidade' em aportes ao meio ambiente

Declaração do petista ocorreu durante transmissão em rede social na manhã desta segunda-feira e pode provocar a reação de países que mantêm aportes voluntários à Amazônia.

Ipolítica, com informações do g1

Lula deu declaração durante a manhã desta segunda-feira (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que os países ricos possuem uma “dívida com a humanidade” e que por esse motivo toda e qualquer verba destinada por essas nações para o meio ambiente, não deve ser tratada como “um favor”, mas sim como uma espécie de compensação.

A declaração ocorreu durante transmissão em rede social e pode provocar a reação de algumas nações que já anunciaram aporte financeiro para a preservação da Amazônia.

"É muito simples compreender. Os países ricos tiveram sua introdução na Revolução Industrial bem antes que o Brasil. Então, são responsáveis pela poluição do planeta, conseguiram derrubar todas as suas florestas antes de nós. Agora, o que têm que fazer é contribuir financeiramente para que os outros países possam se desenvolver", disse o petista.

Leia também: CPI das ONGs ouve Ricardo Salles na terça-feira

E completou: "Não queremos 'ajuda', queremos um pagamento efetivo. É como se tivessem pagando uma coisa que devem à humanidade, a gente preservar as atuais florestas"

Continua após a publicidade..

Lula afirmou que esse seria um posicionamento fechado da cúpula de países da Região Amazônica. Nenhuma outra nação, contudo, se posicionou da mesma forma até então. 

O petista disse que levará o tema para a Cúpula do Clima nos Emirados Árabes Unidos. 

"Temos condições de chegar ao mundo lá nos Emirados Árabes e dizer o seguinte: 'a situação é essa, queremos essa contribuição de vocês e isso não é favor, é pagamento de uma dívida que vocês têm com o planeta Terra'.", enfatizou.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.