Petição

Lira entra com queixa-crime contra Renan por fala sobre lavagem de dinheiro

Presidente da Câmara alega que fala do senador causa prejuízos para sua imagem. No STF, o ministro André Mendonça analisará a petição.

Ipolítica com Folha de São Paulo

O STF agora deverá analisar a queixa-crime apresentada por Lira e decidir se dará continuidade ao processo contra Renan Calheiros. (Agência Senado e Agência Câmara)

BRASÍLIA- O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) entrou com uma queixa crime contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro André Mendonça analisará a petição.

A queixa-crime de Lira contra Renan foi protocolada primeiro na Justiça do Distrito Federal, em 2 de junho. Mas, em 15 de junho, o juiz Fellipe Figueiredo de Carvalho, da 5ª Vara Criminal de Brasília, declinou a competência para o STF.

Lira alega que foi vítima de crime contra a honra e que Renan propagou informação caluniosa, injuriosa e difamatória durante evento público. "Enquanto Arthur Lira tinha o orçamento secreto ele se beneficiou diretamente do orçamento secreto. E usou, e usou muitas prefeituras, infelizmente, para lavar dinheiro e isso tudo precisa ser investigado, exemplarmente punido", diz trecho do discurso de Renan, em 28 de maio.

Na denúncia, Lira afirma que as acusações de Renan são vazias, levianas e sem qualquer lastro probatório. Segundo ele, a imunidade parlamentar não o legitima a sair ofendendo a honra alheia, ainda mais, quando não está nas dependências do Senado Federal.

A defesa do deputado argumenta que as falas de Renan, causam prejuízos à imagem de Lira, causando vergonha e dor ao presidente da Câmara dos Deputados.

O STF agora deverá analisar a queixa-crime apresentada por Lira e decidir se dará continuidade ao processo contra Renan Calheiros.


 


 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.