justiça eleitoral

TSE forma maioria para absolver Braga Netto em julgamento de Bolsonaro

Quatro ministros foram a favor da absolvição do então candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022; o placar está 3 a 1 pela condenação e inelegibilidade do ex-presidente.

Ipolítica com CNN

Os quatro ministros que já leram seus votos foram a favor de absolver Braga Netto. (Valter Campanato/Agência Brasil)

BRASÍLIA- No mesmo julgamento que pode levar à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formaram maioria pela absolvição de Walter Braga Netto. 

Braga Netto também é alvo da ação movida pelo PDT na Justiça Eleitoral. A legenda sustenta que houve abuso de poder político na reunião entre o ex-presidente e embaixadores estrangeiros. Na ocasião, Bolsonaro criticou o sistema eleitoral brasileiro. A reunião foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Executivo. 

Os quatro ministros que já leram seus votos foram a favor de absolver Braga Netto, que era candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022, formando maioria pela decisão. O julgamento vai ser retomado na sexta (30), por volta das 12h.

Condenação de Bolsonaro

O julgamento no TSE começou na terça-feira (27), o relator, ministro Benedito Gonçalves votou pela condenação de Bolsonaro. Nesta quinta, a sessão começou com o voto do ministro Raul Araújo. Ele inaugurou uma divergência e votou pela rejeição das acusações contra Bolsonaro.

Continua após a publicidade..

Em seguida, votaram os ministros Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares, pela condenação do ex-presidente. Faltam os votos da ministra Cármen Lúcia, e dos ministros Nunes Marques e Alexandre de Moraes, presidente do tribunal.

Após o voto do ministro André Ramos Tavares, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a sessão e vai retomar o julgamento na sexta (30), por volta das 12h.

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.