Oportunidade

Governo do Japão oferece bolsas de estudos para brasileiros

As bolsas incluem o pagamento de passagem para o Japão, isenção de taxas escolares e uma ajuda de custo mensal.

Imirante.com, com informações da assessoria

As inscrições para o programa de pesquisa se iniciaram em 8 de maio e se encerram em 2 de junho. (Foto: Divulgação/Educa Mais Brasil )

BRASIL - O governo japonês abriu inscrições aos seus programas anuais de bolsas de estudos para estrangeiros. As oportunidades, oferecidas por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), são voltadas a candidatos de graduação, escola técnica, curso profissionalizante e pesquisa acadêmica (pós-graduação).

As bolsas incluem o pagamento de passagem para o Japão, isenção de taxas escolares e uma ajuda de custo mensal para despesas, com partida prevista a partir de abril de 2024. Os selecionados terão a oportunidade de estudar em instituições japonesas durante todo o período do curso, além de frequentar aulas preparatórias de língua japonesa e outras disciplinas relacionadas no início do programa, no Japão.

As inscrições para o programa de pesquisa se iniciaram em 8 de maio e se encerram em 2 de junho. Podem se candidatar pessoas com Ensino Superior completo e idade máxima de 34 anos em 1o de abril de 2024. A seleção tem início com uma fase de avaliação documental, onde são analisados o histórico escolar, certificados e outros documentos apresentados pelo candidato, incluindo o seu projeto de pesquisa. Os pré-selecionados são convocados para provas de língua inglesa e japonesa e, caso aprovados, passam por uma entrevista, também de caráter eliminatório.

Já os candidatos às bolsas de graduação, escola técnica e curso profissionalizante podem enviar as suas inscrições entre 1o e 21 de junho. Serão aceitos candidatos com Ensino Médio concluído até 2023 e com até 24 anos de idade. O processo seletivo inclui, além da avaliação documental e das provas de inglês e japonês, testes escritos das matérias relacionadas à área de estudo escolhida pelo estudante, seguidos da entrevista.

Também estão abertas, entre 1º e 21 de junho, as inscrições às bolsas para a Escola Técnica (duração de 4 anos) e Curso Profissionalizante (duração de 3 anos). Para mais informações sobre os requisitos de cada programa e como se inscrever para concorrer às bolsas de estudos MEXT, acesse o site do Consulado do Japão em Belém (PA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.