Eleição

OAB/MA entrega lista sêxtupla do Quinto Constitucional ao TJMA

Agora os desembargadores do TJMA, serão responsáveis pela elaboração de uma lista com apenas três nomes, que será encaminhada ao governador Carlos Brandão (PSB), que nomeará o novo desembargador.

Ian Sousa/Ipolítica

Atualizada em 20/05/2023 às 13h00
Comitiva da OAB/MA entrega lista sêxtupla do Quinto Constitucional. (OAB/MA)

SÃO LUIS- A OAB/MA entregou nesta sexta-feira (19), a lista sêxtupla do Quinto Constitucional ao presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten. Na entrega do documento estiveram presentes o presidente Kaio Saraiva e outras autoridades. 

“É um marco para advocacia do Maranhão, pois a classe escolheu diretamente, pela primeira vez, os representantes da advocacia com critérios que garantiram a paridade e a cota racial”, explicou Kaio Saraiva.

A eleição para o Quinto Constitucional aconteceu no último dia 16, na qual, pela primeira vez, os advogados e advogadas tiveram oportunidade de participar diretamente da formação da lista de indicação à vaga de desembargador. A lista Sêxtupla foi votada e homologada ontem, pelo Conselho Seccional da OAB/MA.

Integram a lista que foi entregue ao TJMA, Lorena Saboya Vieira Soares, Josineile de Sousa Pedroza, Ana Cristina Brandão Feitosa, entre as mulheres. Flávio Costa, Hugo de Assis Passos e Gabriel Costa entre os homens. 

 “A consulta à advocacia, a sabatina e a votação para a lista sêxtupla aconteceram em clima tranquilo, integrando ainda mais a classe”, afirmou Kaio Saraiva.

O primeiro pleito, anulado, havia sido realizado pela plataforma ElejaOnLine, mas houve diversos questionamentos. Um deles, levado à Justiça Federal, culminou com a suspensão liminar do procedimento. Nessa nova elieção, as votações, tanto da lista duodécima quanto da lista sêxtupla, foram feitas por meio do sistema Helios Voting, o mesmo utilizado pelo Ministério Público Federal, pelas Universidades Federais de Santa Catarina e do Maranhão, além de diversas outras instituições, assegurando total transparência e segurança dos processos.

Agora os desembargadores do TJMA, serão responsáveis pela elaboração de uma lista com apenas três nomes, que será encaminhada ao governador Carlos Brandão (PSB), para assim ele nomear o novo desembargador. “A advocacia fez a sua valorosa escolha e tenho certeza que o Judiciário estará atento à vontade expressa pela classe”, finalizou o presidente da OAB/MA.


 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.