Aliados

Lira afirma que governo ainda não tem base consistente no Congresso Nacional

Presidente da Câmara dos Deputados deu declaração durante evento da Associação Comercial de São Paulo após citar reforma tributária prevista pelo governo Lula (PT).

Ipolítica com informações do g1

Atualizada em 06/03/2023 às 14h50
Presidente da Câmara dos Deputados deu declaração durante evento da Associação Comercial de São Paulo após citar reforma tributária prevista pelo governo Lula (PT). (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

SÃO PAULO- O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira (6) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem base consistente no Congresso Nacional. A declaração foi dada durante evento na Associação Comercial de São Paulo.

“Temos um tempo para que o governo se estabilize internamente. Hoje o governo ainda não tem uma base consistente nem na Câmara e nem no Senado para enfrentar matérias de maioria simples, quanto mais matérias de quórum constitucional”

Lira deu declaração durante debate sobre a reforma tributária. O governo entende que a aprovação da reforma ainda no primeiro semestre é imprescindível. No entanto Lira repetiu que o foco será aprovar a reforma assim que “possível”

A mudança do sistema tributário tramita como PEC (Proposta de Emenda à Constituição), requer quórum maior de dois turnos de votação na Câmara e no Senado para ser aprovada, e as vezes se faz necessário muita articulação do presidente da Casa. 

Lira afirmou que já há um grupo de trabalho no Congresso para tratar do tema e aguarda proposta do governo federal. Disse, ainda, que espera que "Congresso e Executivo tenham uma harmonia necessária" para trabalhar em conjunto. "Nós temos um Congresso que hoje tem atribuições mais amplas e que isso precisa ser negociado com bom-senso, muita conversa, amplitude, clareza, mas com rumo e o rumo precisamos defini-lo agora em março. Nós não temos um rumo definido, um encaminhamento feito", disse Arthur Lira.

O presidente da Câmara disse que espera ainda definir as comissões permanentes da Casa, nesta semana. Ele também afirmou que não vai haver retrocesso em pautas já aprovadas e defendeu ainda a autonomia do Banco Central. 

 

 

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.