BRASÍLIA - A ex-presidente da República, Dilma Rousseff (PT) obteve aval de países parceiros do grupo Brics - que integra Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, e vai presidir o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) do bloco.
A articulação foi costurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Quem dirige o banco atualmente, é o diplomata Marcos Troyjo, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
O Brasil oficializará a indicação de Dilma para o posto e o seu nome deve ser confirmado na instituição ainda em fevereiro.
O diplomata Troyjo, por sua vez, deve ir trabalhar com o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).
Antes de indicar Dilma para o banco, Lula pensou em nomeá-la para a Embaixada em Portugal. O nome da ex-presidente foi avaliado também para outras embaixadas. Depois de consultas, Lula preferiu indicá-la para o banco.
Continua após a publicidade..
Leia também: Brandão anuncia aporte de R$ 426 milhões para recuperar rodovias estaduais
Dilma Rousseff
Dilma é natural de Belo Horizonte (MG) e tem 75 anos de idade. Durante o período da ditadura militar, integrou organizações de esquerda clandestinas. Ela foi presa e diz ter sido torturada.
No Rio Grande do Sul, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Filiou-se ao PT somente em 2001.
Em 2010, foi eleita presidente e, em 2014, foi reeleita. Em 2016, foi alvo de processo de impeachment e teve o mandato cassado por irregularidades fiscais no Governo.
Depois disso não conseguiu se eleger para o Senado em 2018, quando tentou ser testada novamente nas urnas.
Saiba Mais
- “Estou vivo”, diz Lula sobre tentativa de golpe
- Pacheco pede rigor nas investigações de plano de assassinato de Lula
- Haddad e Lula se reúnem nesta quinta para discutir corte de gastos
- Deputados repercutem prisão de suspeitos de planejar atentado contra Lula
- Lula diz que G20 tem "a responsabilidade de fazer melhor"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias