BRASÍLIA- Foi publicado no Diário Oficial da União uma determinação que revoga privatizações de várias empresas públicas. O processo de privatizações foi iniciado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com o documento, as empresas Petrobras, Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA), Correios, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Armazéns e os imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), devem sair do Plano de privatizações.
Segundo justificativa do documento para revogação, foi a necessidade “de assegurar uma análise rigorosa dos impactos da privatização sobre o serviço público ou sobre o mercado”.
O governo de Jair Bolsonaro tinha entre suas principais diretrizes as privatizações de empresas públicas. Já o presidente eleito Lula durante sua campanha criticou as privatizações e chegou a dizer que no seu governo não venderá estatais.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.