Pedido de urgência

PL que regulamenta pesquisas eleitorais pode ser votado segunda-feira na Câmara

Matéria estabelece punições para institutos que divulgarem resultados com números divergentes daqueles apurados nas urnas.

Ipolítica

Arthur Lira se reunirá com líderes para decidir quais matérias vão ao Plenário (Marina Ramos/Agência Câmara de Notícias)

BRASÍLIA - O Projeto de Lei 256/22, que pune responsáveis por pesquisa eleitorais divulgadas com números divergentes, acima da margem de erro, daqueles resultados oficiais das eleições, pode ser votado na Câmara Federal na próxima segunda-feira.

A matéria não está na pauta, mas há um pedido de urgência para deliberar sobre a tramitação do projeto, que foi apresentado pelo deputado Ricardo Barros (PP-PR).

O projeto foi protocolado na Casa depois de institutos de pesquisas terem apresentados resultados com diferenças de 8 a 15 pontos em relação ao resultado do primeiro turno da eleição, sobretudo no que diz respeito a disputa direta entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).

Leia também: Pauta da Câmara de São Luís tem 25 projetos de lei para análise

Aliados de Bolsonaro acusam institutos de terem manipulado resultados e influenciados na escolha do eleitor no dia 2 de outubro.

Caso seja aprovado o requerimento de regime de urgência, a tramitação vai dispensar interstícios e permite que a proposta seja incluída na pauta de votações de forma imediata.

Sessão

A próxima sessão ordinária da Casa ocorrerá na segunda-feira, a partir das 15h. Na pauta há 33 itens para análises. 

As votações ainda serão definidas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), após conversas com os líderes partidários sobre as matérias prioritárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.