Colapso na saúde

Sem oxigênio: Manaus transfere pacientes com Covid-19 para outros Estados

O Maranhão deve receber ainda nesta sexta-feira (15) pacientes oriundos do Amazonas.

Imirante.com, com informações do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Voos da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram uma verdadeira força tarefa para transferir os pacientes. (Foto: reprodução / G1)

MANAUS – Um total de 235 pacientes diagnosticados com a Covid-19 em Manaus começaram ser transferidos para outros Estados na manhã desta sexta-feira (15). A capital amazonense vive um colapso na saúde com o aumento no número de casos de pessoas acometidas pelo novo coronavírus.

Leia também:

Maranhão vai receber pacientes com Covid-19 vindos do Amazonas

Pazuello reconhece colapso na saúde de Manaus e diz que vai priorizar entrega de oxigênio

Decreto estadual confirma suspensão do Enem no Amazonas​

Voos da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram uma verdadeira força tarefa para transferir os pacientes para hospitais do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. Hospitais de Goiás e Brasília também deverão receber os doentes.

Sobrecarregados, os hospitais de Manaus ficaram sem oxigênios para pacientes nessa quinta-feira (14), e logo a situação ficou conhecida em todo o Brasil. Nas redes sociais, imagens mostram médicos transportando cilindros nos próprios carros para levar ao hospital e familiares tentando comprar o insumo. Na cidade, cemitérios estão lotados e instalaram câmaras frigoríficas.

No início da manhã desta sexta, nove pacientes embarcaram no primeiro voo da FAB, que partiu da Base Aérea de Manaus para Teresina, como informou o Comandante da Ala 8 da Base Aérea de Manaus, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão. Inicialmente, 13 passageiros seriam transferidos, mas quatro estavam instáveis e não puderam viajar.

Continua após a publicidade..

A FAB e o governo do estado não detalharam quantos serão os voos para transferir os pacientes e nem quantos dias esta operação deverá durar.

Ainda madrugada desta sexta, dois aviões da FAB carregados com cilindros de oxigênio chegaram a Manaus. Os voos partiram de Guarulhos, na Grande São Paulo, para ajudar na crise de saúde que assola o estado do Amazonas.

Toque de recolher

O governador Wilson Lima anunciou, nessa quinta-feira (14), um decreto que proíbe a circulação de pessoas em Manaus entre 19h e 6h. Todas as atividades, exceto serviços essenciais para a vida, também estarão proibidos de abrir.

A medida deve valer por 10 dias, a partir dessa quinta-feira, e também vale para todos os municípios do Estado.

Maranhão

No Maranhão, o Hospital Universitário Presidente Dutra, situado em São Luís, informou que reforçou as equipes médicas e que espera receber os primeiros pacientes vindos de Manaus, na tarde desta sexta-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.