BRASIL - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tem 5.783.357 inscrições confirmadas. Entre os inscritos, 65% já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Esse percentual representa 3.794.543 participantes e inclui as inscrições realizadas para as versões impressa e digital do Enem.
Do total de inscritos, 1.670.390 possuem idade entre 21 e 30 anos. Já entre os que têm 31 a 59 anos, são 832.217 inscritos; na faixa de participantes com mais de 60 anos, são 12.982 inscrições confirmadas.
Segundo o coordenador-geral de Exames para Certificação do Inep, Eduardo Carvalho Sousa, o interesse de participantes que já concluíram o ensino médio em realizar o Enem se deve ao fato de o exame ter se tornado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
“Muitos egressos são pessoas que já concluíram o ensino médio e não conseguiram acessar o ensino superior. Ainda temos as pessoas que já estão matriculadas em alguma instituição e decidiram mudar a sua opção de curso”, argumentou o coordenador-geral.
Eduardo justifica ainda que o Enem é o primeiro passo rumo a uma qualificação profissional. “Além disso, a nota do exame é utilizada como critério principal em uma série de programas sociais do Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)”, concluiu.
Saiba Mais
- Resultado do Enem 2020 está disponível para consulta, diz Inep
- Redação da reaplicação do Enem tem como tema "A falta de empatia nas relações sociais"
- Começa nesta terça-feira a reaplicação do Enem
- Inep divulga locais de prova da reaplicação do Enem 2020
- Gabaritos do Enem digital já estão disponíveis; confira
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.