Política

Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados, morre aos 89 anos

Causa da morte do ex-parlamentar não foi divulgada.

Karine Melo / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Severino Cavalcanti morreu nesta quarta-feira (15). (Acervo / Câmara dos Deputados)

RECIFE - Aos 89 anos, morreu hoje (15), no Recife, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti (PP-PE). A causa da morte não foi divulgada.

O enterro deve ocorrer ainda hoje em sua cidade natal, João Alfredo (PE). Severino foi prefeito desse município e deputado estadual sete vezes e federal por três mandatos.

Em meio a muita polêmica, o ex-deputado renunciou ao último mandato, em setembro de 2005, quando era presidente da Câmara, para escapar de um processo de cassação.

Continua após a publicidade..

Considerado um dos líderes do chamado baixo clero, ele foi acusado de cobrar R$ 10 mil por mês do dono de um dos restaurantes da Câmara, em troca da cessão do espaço. À época, o episódio ficou conhecido como mensalinho.

Pelo Twitter, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), manifestou pesar pela morte do ex-colega em nome da Casa.

“Fomos colegas durante meus dois primeiros mandatos e tivemos uma relação respeitosa. Severino foi um deputado com estilo próprio e com grande interlocução entre os parlamentares, o que permitiu que ele ocupasse diversos cargos na Mesa Diretora da Casa. Meus sentimentos à família e aos amigos”, disse Maia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.