BRASÍLIA - Cientistas brasileiros anunciaram a descoberta de um novo planeta. Em estudo publicado em uma revista britânica, os astrônomos revelaram a existência de um planeta a 1,2 mil anos-luz com o tamanho aproximado de Saturno.
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a equipe composta por sete pesquisadores brasileiros atestou que o planeta orbita em uma estrela similar ao Sol e que a densidade dele é menor que a da água.
“Estimamos que a temperatura do planeta esteja em torno de 1.100°C e que possua ventos de milhares de quilômetros por hora”, explica o professor Marcelo Emilio, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Continua após a publicidade..
A equipe também atestou a existência de outros dois planetas do tamanho de Júpiter no mesmo trabalho, mas que ainda precisam de mais análises.
Na avaliação do coordenador do Programa de Pós-Graduação do Observatório Nacional, Jorge Marcio Carvano, a descoberta mostra um avanço na astrofísica brasileira.
“Esse trabalho mostra o grau de maturidade da ciência brasileira. Os pesquisadores melhoraram algoritmos para tentar identificar planetas em outros sistemas. Isso é importante”, comentou.
Saiba Mais
- Entenda o ápice do alinhamento de Júpiter e Saturno
- Laboratório Ilha da Ciência transmitirá conjunção de Júpiter e Saturno
- Dezembro terá fenômeno astronômico que não ocorre desde a Idade Média
- Cinco planetas poderão ser vistos a olho nu neste domingo
- “Terra viverá Miniera Glacial em 2030”, afirmam cientistas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.