BRASIL - Esse sábado (1º) foi o dia D de Mobilização Nacional contra a Gripe. Os chamados grupos prioritários que devem receber a dose são as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, grávidas, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e profissionais da saúde.
O Ministério da Saúde quer vacinar, ao menos, 80% desse público-alvo, que é de 49,8 milhões de pessoas.
O envio das doses de vacina pelo governo federal começou no dia primeiro de abril. Isso porque 22 estados anteciparam o início da vacinação.
Ao todo, o governo pretende distribuir 54 milhões de doses que protegem contra três subtipos do vírus da gripe: o H1N1, o H3N2 e a influenza B. Até 16 de abril, foram registrados 1.635 casos de influenza de todos os tipos no Brasil, sendo 83% pelo vírus H1N1, além de 230 mortes.
O aposentado Benedito de Almeida, de 65 anos, conta que desde que começou a tomar vacina contra a gripe não teve mais casos graves da doença.
Quem não se vacinou no dia D ainda tem tempo. Em todo o país, 65 mil postos de vacinação vão funcionar durante a campanha, que termina no dia 20 de maio.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.