24 de fevereiro

Dia da Conquista do Voto Feminino; saiba mais sobre a data

Há 84 anos, mulheres conquistaram um marco para a história do Brasil.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
Sanção da Lei nº 13.086 instituiu a data. (Divulgação)

SÃO LUÍS – Você sabia que no dia 24 fevereiro se comemora a Conquista do Voto Feminino? Não? Talvez seja porque a data só foi criada em 2015 e instituída no calendário nacional, pela presidente Dilma Rousseff, em 9 de janeiro do mesmo ano.

Em 24 fevereiro de 1932, as mulheres conquistaram o direito de votar, por meio de um decreto estabelecido no governo do ex-presidente Getúlio Vargas. Mas esse marco só foi alcançado devido às reivindicações, debates e campanhas feitas pelas próprias mulheres desde antes da Proclamação da República.

Mesmo depois que o Brasil passou a escolher seus governantes pelo voto popular, ainda haviam algumas restrições sobre quem podia participar da votação. Mulheres solteiras e viúvas que possuíam renda própria podiam votar, e as casadas, só se tivessem a permissão dos maridos.

Hoje, exatos 84 anos da conquista desse direito, é dia de enaltecer a vitória de todas as cidadãs que lutaram para fazer disso um momento histórico ao nosso país, e lembrar que ainda há muito o que ser conquistado pela participação feminina nas urnas e na política. Feliz Dia da Conquista do Voto Feminino!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.