BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (26) no Diário Oficial da União uma portaria que torna o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obrigatório para todos os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nova regra vale, também, para professores de escolas públicas e alunos formados até 2010. A determinação começa a vigorar em janeiro de 2016.
Segundo a portaria, "a seleção dos estudantes aptos para a contratação do financiamento do Fies será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Enem. Apenas candidatos que tiverem feito 450 pontos no Enem e não tiveram zerado a redação poderão se candidatar ao Fies. Anteriormente, os professores que exercessem o magistério em escolas públicas e alunos que tivessem concluído o ensino médio até 2010 não precisavam fazer o exame.
Inscrições
As inscrições para o Enem foram abertas nessa segunda-feira (25) e podem ser feitas até o dia 5 de junho no site do Inep. As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. A taxa de inscrição custa R$ 63. Nessa segunda, o Ministério da Educação divulgou balanço das inscrições e cerca de 410 mil estudantes já estavam inscritos no exame.
Saiba Mais
- Prouni 2026: MEC divulga 226 mil pré-selecionados na primeira chamada
- Prouni 2026: confira a lista de aprovados em primeira chamada
- Sisu: não selecionados podem aderir à lista de espera até segunda (2)
- Inep emitirá declaração do ensino médio a partir de sexta-feira (30)
- Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.