Geral

Manoel Dias destaca importância de escolas técnicas para o futuro da juventude

Segundo ele, atualmente a juventude é o segmento com maior percentual de pessoas desempregadas.

Alana Gandra / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46

RIO DE JANEIRO - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, disse nesta segunda-feira (2) que a juventude brasileira "reivindica presença maior na vida do país". Ele participou do 13º Encontro Nacional das Escolas Técnicas - Debate Empreendedorismo para a Juventude, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para Dias, as escolas técnicas têm importância fundamental para o futuro da juventude, porque, por meio dos cursos oferecidos, elas inicialmente podem “qualificar e preparar uma geração inteira”, de modo que consiga o primeiro emprego e entre no mercado de trabalho “e, em segundo lugar, contribuir”.

Segundo o ministro, atualmente a juventude é o segmento com maior percentual de pessoas desempregadas. Destacou que, por meio do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, o ministério tenta desenvolver uma série de ações e programas em benefício dos jovens.

Manoel Dias informou que o empreendedorismo é uma peça essencial. Estatísticas do ministério mostram que 64% dos jovens gostariam de ser empreendedores individuais. “Este é um campo que também estamos desenvolvendo”, ressaltou.

Dias lembrou que vários órgãos financeiros como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizam recursos para financiar o empreendedorismo. “Acho que é uma maneira de permitir aos jovens que eles demonstrem e desenvolvam a capacidade gerencial”.

Continua após a publicidade..

O ministro citou o caso de Santa Catarina, onde muitas empresas começaram a se desenvolver pelo empreendedorismo “e hoje são grandes empresas, algumas multinacionais”. Para Dias, o grande desafio do ministério é a qualificação profissional, “especialmente da juventude”.

Segundo ele, a proposta é, no decorrer deste ano, incorporar 500 mil jovens nos cursos disponibilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Institucional (Pronatec), nas versões Pronatec Jovem Aprendiz e Pronatec Empresa, com as quais o Ministério do Trabalho e Emprego tem parceria.

O 13º Encontro Nacional das Escolas Técnicas prossegue até o próximo dia 5. Para amanhã (3) está previsto debate sobre os desafios e perspectivas do Pronatec e o papel da escola no combate ao racismo.

O tema central do dia 4 são os desafios da expansão de qualidade e permanência no ensino técnico e assistência estudantil. No último dia do evento, haverá lançamento da Cartilha de Grêmios - Gestão 2013/2015 e a final do campeonato de futsal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.