Posse

Ministro José Antônio Dias Toffoli assume presidência do TSE

Ministro assume cargo e comandará Justiça Eleitoral durante eleições de outubro de 2014.

Imirante.com, com informações do Planalto

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
Ministro assume cargo e comandará Justiça Eleitoral durante eleições de outubro de 2014. (Divulgação / STF)

SÃO LUÍS – O ministro José Antônio Dias Toffoli tomou posse, nessa terça-feira (13), como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Toffolli presidirá o órgão no próximo quadriênio e comandará a Justiça Eleitoral já durante as eleições de outubro de 2014.

Ele prestou juramento ao cargo e assinou o termo de posse. "Declaro aceitar o cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral e honrar com o compromisso de presidir a Justiça Eleitoral", disse em discurso. Toffolli disse ainda, que "o caminho é sempre zelar pela liberdade do voto do eleitor" e que "a verdade eleitoral é a razão de ser da Justiça Eleitoral".

Toffoli tomou posse em dezembro de 2009 como ministro substituto da Corte Eleitoral e, no dia 10 de maio de 2012, foi eleito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para integrar o TSE como membro titular, cargo que passou a ocupar no dia 29 de maio de 2012. No dia 19 de novembro de 2013 assumiu a vice-presidência do TSE, na ocasião em que o ministro Marco Aurélio ocupou o cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Além de Toffoli, os atuais integrantes são Gilmar Mendes, que tomou posse no TSE em fevereiro deste ano, e Marco Aurélio Mello, cujo mandato de quatro anos está terminando agora. Nos próximos dias, tomará posse como ministro titular Luiz Fux.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.