Desistência

Ministério da Educação cria grupo para examinar causa de evasão escolar

Em 120 dias, levantamento deve identificar índices e causas do problema, para apontar saídas, como monitorias e reforço escolar.

<b>Imirante.com</b>, com informações do Planalto e Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS – Uma portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25), cria um grupo de trabalho com o objetivo de elaborar relatório dos índices de evasão escolar. O grupo – formado por representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – vai ficar responsável, ainda, por elaborar um manual de orientação para o combate à evasão, incluindo o diagnóstico do aluno ingressante com tendência de abandono escolar, identificação das causas e utilização de monitorias, tutorias e reforço escolar. O prazo para conclusão do levantamento é de 120 dias.

Em 2012, segundo dados do MEC, a taxa de abandono escolar atingiu 24,3%. E o índice se torna ainda mais preocupante se comparado com países vizinhos, como Chile (2,6% de evasão), Argentina (6,2%) e Uruguai (4,8%). Entre 1,6 milhão de alunos do ensino básico que abandonaram a escola no ano passado, mais de 1,5 milhão cursava a rede pública, tanto no nível fundamental (762 mil) quanto no médio (760 mil).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.