BRASÍLIA - O compromisso com a melhora da educação está entre os principais assuntos tratados durante a 37ª Reunião da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realizada esta semana em Paris, França. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participa do evento.
Nesta quarta-feira, 6, o ministro brasileiro se reuniu com representantes dos países membros dos Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul, além do Brasil). Dentre os eventos previstos na conferência, Mercadante participou do Fórum dos Líderes, em que chefes de governo e representantes ministeriais debateram assuntos estratégicos para o fortalecimento do trabalho realizado pela Unesco. Os ministros falaram sobre oportunidades de cooperação, especialmente no que diz respeito à educação superior e à educação profissional e tecnológica. Houve ainda uma reunião com a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.
Mercadante também se reuniu com os ministros da Educação dos países de Língua Oficial Portuguesa (Palop) para debater os avanços dos modelos de cooperação mantidos por eles, bem como no âmbito do Programa Educação como Ponte Estratégica Brasil-África. O ministro ainda falou da parceria desenvolvida nas universidades da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
A agenda do ministro inclui, para os próximos dias, reuniões com os ministros franceses de Ensino Superior e Pesquisa, Geneviève Fioraso, e da Educação, Vincent Peillon, além de palestra na Université Paris-Sorbonne com bolsistas do Programa Ciência Sem Fronteiras. O ministro encerra suas atividades na capital francesa com palestra na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), voltada a economistas e diretores da organização.
Saiba Mais
- Prouni 2026: MEC divulga 226 mil pré-selecionados na primeira chamada
- Prouni 2026: confira a lista de aprovados em primeira chamada
- Sisu: não selecionados podem aderir à lista de espera até segunda (2)
- Inep emitirá declaração do ensino médio a partir de sexta-feira (30)
- Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.