Turismo

Programa de viagens para idosos cadastrou 218 novas ofertas em uma semana

Na primeira temporada, os pacotes serão oferecidos por operadoras de turismo e agências de viagens.

MTur

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

BRASÍLIA - Mais de 200 novas ofertas foram cadastradas na segunda edição do Viaja Mais Melhor Idade durante a semana de lançamento da ação. O programa de viagens do Ministério do Turismo é exclusivo para idosos e tem atualmente 488 ofertas registradas no site.

Alguns pacotes incluem passagem aérea, refeições e hospedagens. Outros oferecem apenas a passeios avulsos ou alguma vantagem para o cliente do Viaja Mais. Há cruzeiros (Grand Amazon) pelos rios da maior floresta tropical do País, que incluem safári fotográfico, um passeio de contemplação de botos e visita a um povoado indígena.

Para as viagens de fim de ano, o Viaja Mais oferece pacotes com 30% para o tradicional natal de Gramado, que inclui passeios pelas cidades de Gramado e Canela, uma visita ao Vale dos Vinhedos e uma refeição grátis de bônus no período mais disputado do ano.

O objetivo do programa é movimentar o mercado brasileiro de turismo especialmente nos períodos de baixa temporada. De acordo com o IBGE, o Brasil tem 23,5 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que corresponde a 12,1% da população brasileira.

Nesta primeira fase do programa, os pacotes serão oferecidos por operadoras de turismo e agências de viagens. Em uma segunda etapa, o MTur amplia seus parceiros e passa a incluir receptivos locais, parques temáticos, companhias aéreas, meios de hospedagem e locadoras de veículos.

Parceria

Por meio de parceria com os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, os pacotes poderão ser parcelados pelo público em até 48 vezes com juros reduzidos. Para participar do programa, as operadoras precisam estar inscritas regularmente no Cadastur e oferecer benefícios ou vantagens exclusivas para o público da terceira idade. Também precisam estar vinculadas a uma entidade representativa parceira do MTur, como Abav e Braztoa.

Viaja Mais Melhor Idade

O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo que visa promover a inclusão social de pessoas a partir de 60 anos, de aposentados e de pensionistas, proporcionando-lhes oportunidades de viajar e de usufruir os benefícios da atividade turística, como forma de fortalecimento do setor de turismo no Brasil.

O programa já vendeu 599 mil pacotes de viagem desde que foi lançado (setembro de 2007 a dezembro de 2010). Os destinos mais procurados na primeira edição foram Natal (RN), Fortaleza (CE), Lins (SP), Caldas Novas (GO) e Serra Gaúcha (RS).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.