BRASÍLIA - O Ministério da Educação divulgará, a partir do dia 5 de agosto, as instituições e o número de vagas que serão disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A Portaria MEC nº 671/2013, instituindo o novo processo seletivo foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (1º).
Para concorrer a uma das vagas de educação profissional e tecnológica, os candidatos deverão ter concluído o ensino médio e participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A classificação dos estudantes inscritos levará em conta a nota obtida no Enem, com a ponderação dos pesos a serem estabelecidos pela instituição para cada uma das provas do Exame, inclusive com possibilidade de fixação de notas mínimas nestas provas. Também contarão na pontuação os bônus praticados pela instituição de ensino em suas políticas de ações afirmativas ou sistema de cotas.
As instituições de ensino participantes do sistema deverão permitir acesso gratuito à internet para a inscrição de estudantes nos processos seletivos do Sisutec. As vagas serão todas gratuitas.
Saiba Mais
- Prouni 2026: MEC divulga 226 mil pré-selecionados na primeira chamada
- Prouni 2026: confira a lista de aprovados em primeira chamada
- Sisu: não selecionados podem aderir à lista de espera até segunda (2)
- Inep emitirá declaração do ensino médio a partir de sexta-feira (30)
- Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.