Mal de Chagas mata dona-de-casa no Pará

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h55

BELÉM - O surto do mal de Chagas fez mais uma vítima no Pará. Após 15 dias de internação, a dona-de-casa Maria Soares Seabra morreu neste domingo (9), no Hospital Barros Barreto, em Belém. A vítima começou a apresentar os sintomas da doença depois de consumir açaí no Interior do Pará. Segundo os médicos, a doença foi contraída a partir da ingestão do fruto.

O Pará enfrenta um surto do mal de Chagas e a maioria dos casos está relacionada ao consumo do açaí. Esta é a segunda morte registrada por conta da doeça na região de Belém em 2007. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, neste ano, pelo menos 37 pessoas já contraíram a doença no Pará.

Embora a contamição geralmente ocorra pela picada do barbeiro, o inseto transmissor, o surto no estado tem ocorrido por via oral, quando as pessoas consomem o açaí contaminado. O inseto tem sido triturado junto com o fruto na hora de extrair a polpa.

Um parente da dona-de-casa também foi contaminado pela doença. O sobrinho da vítima teve febre alta, fortes dores de cabeça, dores musculares, cansaço e falta de apetite. O rapaz está sob cuidados médicos, mas não corre risco de morte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.