Calazar mata mais do que dengue hemorrágica no Ceará

O Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 13h56

FORTALEZA - A Leishmaniose Visceral, conhecida como calazar, já mata mais do que a dengue no Ceará. De acordo com o último boletim epidemiológigo do Programas de Controle ao Calazar das secretarias de Saúde do estado e de Fortaleza, 13 pessoas morreram vítimas dessa doença - cinco em Fortaleza e o restante em cidades do interior. A dengue hemorrágica provocou sete mortes esse ano no estado.

No ano passado, foram 41 mortes no Ceará, sendo 14 em Fortaleza, por causa do calazar. A doença é transmitida pela picada de um inseto. O cachorro é o hospedeiro.

Continua após a publicidade..

De janeiro a agosto deste ano, 92 casos foram confirmados em Fortaleza. O pico foi em julho, com 53 casos. Segundo o Plano de Controle da Leishmaniose Visceral de Fortaleza, cerca de 60% dos bairros registraram casos nos último cinco anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.