Saiba como proceder no recall da Mattel

Do G1, em São Paulo

Atualizada em 27/03/2022 às 13h57

SÃO PAULO - A fabricante de brinquedos Mattel convocou os proprietários de 850 mil brinquedos a trocar uma série de produtos com ímã aparente, entre eles a boneca Poly, a pá do conjunto Barbie & Tanner e figuras magnéticas do Batman.

Como os perigos para as crianças estão em unidades fabricadas entre 2002 e 2007, a empresa disponibilizou uma número de telefone e um e-mail para esclarecer dúvidas do consumidor. Quem já comprou um dos produtos deve ligar para 0800 77 01207 ou mandar uma mensagem para o endereço eletrônico recall.brasil@mattel.com.

Como funciona
No Brasil, depois do contato telefônico ou e-mail, a empresa enviará uma brochura com informações para o consumidor verificar se o produto que ele comprou faz parte do recall. Se verificar que o produto que possui consta do recall, envia (sem custos) o brinquedo para a fábrica e recebe em troca outra mercadoria ou o dinheiro de volta.

Depois do contato telefônico, a empresa diz que enviará a brochura ao consumidor em até 15 dias. Após receber o brinquedo, a Mattel compromete-se a efetuar a troca ou devolução em até 30 dias.

Outros problemas
O recall é o segundo só este mês envolvendo brinquedos da empresa. No início de agosto, a empresa retirou do mercado dos Estados Unidos cerca de um milhão de brinquedos depois de descobrir que haviam sido pintados com tinta à base de chumbo.

No ano passado, a empresa já havia tido problemas com os brinquedos da linha Polly Pocket. Nos EUA, houve três acidentes com o brinquedo, o que motivou a retirada de 4,2 milhões de bonecas do mercado. Nos três casos, crianças ingeriram pelo menos dois ímãs que acompanham as bonecas e tiveram perfurações intestinais.

Críticas
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) criticou o recall de brinquedos anunciado pela Mattel. Segundo o instituto, o acesso a informações em português no site da empresa é complicado. Além disso, há outras dificuldades: os consumidores precisam enviar os brinquedos direto para a fábrica.

“Ele poderia fazer com que o consumidor fosse diretamente a um ponto de comércio para já fazer a troca do produto. Se é um produto inseguro, se tem esse risco em potencial, seria muito mais ágil a troca por um brinquedo diferente, seguro”, afirma a coordenadora do Idec, Marilena Lazzarini.

A maior fabricante de brinquedos do mundo anunciou o recall de 21 milhões de produtos em todo o mundo, inclusive no Brasil. Em nota, a empresa pede: "Por favor, tire os produtos-objeto deste recall do alcance das crianças".

Nos EUA, segundo informações, o consumidor liga para um 0800 e recebe na hora o número de um vale-troca para comprar outro brinquedo. Não haverá devolução do dinheiro. A Mattel do Brasil disse não ter informações sobre o procedimento de devolução nos EUA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.