BRASÍLIA - Cerca de 40 mil pessoas já foram infectadas pelo vírus da dengue no Piauí, segundo as estimativas da Secretaria Estadual de Saúde. A situação é crítica em quase metade dos 223 municípios do estado. Teresina e Parnaíba são as cidades com maior incidência. Em menos de 10 dias, quatro pessoas morreram de dengue hemorrágica. Entra elas, três crianças.
O Comitê Estadual de Acompanhamento e Avaliação do Programa Nacional de Dengue se reuniu na última quinta-feira e novo encontro está previsto para esta terça. Para afastar o risco de pegar a doença é preciso acabar com as possibilidades de reprodução do mosquito transmissor. E isso pode ser feito por meio de atitudes simples, como explica o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho.
Continua após a publicidade..
"Nós devemos incorporar na nossa rotina essas ações de prevenção contra o mosquito da dengue. Pelo menos uma vez por semana fazer uma inspeção rotineira de sua casa. Por exemplo, na caixa d´água, vedando-a, na calha, desobstruindo a calha que acumula água, colocando areia no vasinho de planta, não colando lixo em terreno baldio, tampando o reservatório de lixo de sua casa", disse o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho.
Também é preciso ficar atento aos sintomas que podem ser da dengue, como febre, dores nos olhos e nas articulações, manchas avermelhadas pelo corpo e, até mesmo, sangramentos. Ao primeiro sinal, procure o posto de saúde mais próximo para confirmar o diagnóstico.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias