BRASÍLIA - A secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente promoveu na última semana um debate sobre a forma como a sociedade vê a natureza e o cerrado. É a primeira atividade de uma série, cujo objetivo é capacitar funcionários do ministério para a elaboração de uma campanha nacional de valorização do cerrado.
O evento faz parte do Programa Cerrado Sustentável, desenvolvido pelo ministério desde 2003, a partir de discussões com a sociedade. O coordenador do Núcleo dos Biomas Cerrado e Pantanal, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, Mauro Pires, explica que, para elaborar a campanha, é preciso saber como a população enxerga o cerrado.
Para a professora e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) Laura Duarte, é necessário que a sociedade mude a sua forma de ver a natureza como um todo, inclusive o cerrado. “Nesse sentido, mudar a idéia de que a natureza deve ser vista apenas como recurso”.
Continua após a publicidade..
Duarte diz que a iniciativa de promover debates desse tipo para planejar uma campanha de conscientização é louvável. “É o desejo de toda sociedade civil que o Estado, por meio de seus ministérios, promova esse debate e se aproxime cada vez mais da sociedade para discutir a questão ambiental, particularmente sobre o cerrado”.
A partir de agosto, devem ser realizadas outras atividades de capacitação e a campanha deve ser lançada no segundo semestre deste ano.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias