SÃO PAULO - Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença que mais mata no mundo. No Brasil, são mais de 110 mil novos casos de tuberculose por ano, com cerca de seis mil mortes. A doença tem tratamento, mas dura seis meses, no mímimo.
“Quando o paciente inicia o tratamento, 15 dias depois a melhora dele é tão grande que ele acha que já está curado. Nesse momento, ele acaba abandonando o tratamento”, afirma a coordenadora do programa, Valquíria Rosana Gomes.
Em Sorocaba, um programa tem alcançado bons resultados. Quem chega aos postos de saúde com suspeita de tuberculose é imediatamente encaminhado para exames. Se o diagnóstico for positivo, a consulta é marcada para o dia seguinte. Os pacientes recebem, todo mês, vale-transporte e uma cesta básica.
Com isso, o índice de cura na cidade é de 85%. “Não é fácil, mas se você não for até o fim, você não vai curar”, diz uma paciente.
Informações do G1
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.