RIO DE JANEIRO - Uma força-tarefa de combate à dengue, com cerca de 400 agentes de saúde da Baixada Fluminense, vai começar a atuar segunda-feira na cidade do Rio. A cinco meses dos Jogos Pan-Americanos, o objetivo é evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, vetor da doença.
A ação entre as prefeituras da região e os governos estadual e federal prevê inspeções em residências para identificar focos do mosquito e ações de orientação à população. Até o fim do mês, a força-tarefa vai receber outros agentes municipais, chegando a um total de 1.050, que vão atuar até o fim dos Jogos. Eles vão auxiliar os 900 agentes que já combatem a dengue regularmente.
Continua após a publicidade..
"A iniciativa é estratégica no controle da doença em todo o estado. Muita gente que mora em municípios vizinhos trabalha, estuda e circula diariamente na capital. Se a gente não controlar o vetor, vamos disseminar a doença para outras regiões. É importante alertar, no entanto, que, embora os agentes sejam fundamentais, a mobilização popular é prioritária", salientou o coordenador de Fatores Biológicos da Secretaria Estadual de Saúde, Clodoaldo Novaes.
Segundo o Ministério da Saúde, 76% dos casos da doença se concentram nos meses de janeiro a maio, período em que as chuvas são mais intensas. Em comparação a 2005, houve aumento de 303% no número de ocorrências na Região Sudeste. Só no Rio, foram registrados mais de 30 mil casos, sendo 49% deles na capital.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias