RIO - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social anunciou hoje (28) a aprovação de empréstimo no valor de R$ 800 milhões para a construção de um gasoduto entre a cidade de Urucu (AM) e a capital amazonense, Manaus.
O gás é produzido em Urucu e a beneficiada será a Transportadora Urucu Manaus S/A, sociedade de propósito específico (SPE) criada com o objetivo de instalar os gasodutos na região. Com o financiamento, também será construído um duto para gás liquefeito de petróleo (GLP), o chamado gás de cozinha, que ligará Urucu ao terminal do Rio Solimões, em Coari, também no Amazonas.
Segundo informou a assessoria de imprensa do BNDES, o projeto deverá gerar cerca de 36 mil postos de trabalho durante as obras. O gasoduto permitirá a mudança da matriz energética de Manaus, convertendo as termelétricas ao uso do gás natural, mais limpo em termos de proteção ambiental, em substituição ao diesel e ao óleo combustível.
O gás natural será distribuído a outros sete municípios do estado, revelou o banco. A produção média da unidade da Bacia do Solimões é de 60 mil metros cúbicos diários de petróleo e de 9,5 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural associado. O investimento total atinge R$ 1,44 bilhão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.