Movimento negro promove marcha em Brasília contra racismo e pelo direito à vida

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h33

BRASÍLIA - A Marcha Zumbi+10 contra o racismo e pelo direito à vida acontece agora pela manhã, em Brasília. Os manifestantes se concentram em frente à Catedral Metropolitana, de onde saem em passeata pela Esplanada dos Ministérios.

A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do governo para a desigualdade de oportunidades oferecidas a brancos e negros no Brasil. A expectativa da coordenação da marcha é conseguir uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar as reivindicações dos manifestantes. A audiência já foi pedida no Palácio do Planalto.

Continua após a publicidade..

De acordo com ativistas do movimento negro, passados dez anos da primeira marcha, ainda são tímidas as ações do governo no que diz respeito às políticas públicas de superação das desigualdades raciais. De acordo com o estudo Custo do Racismo no Brasil, elaborado por especialistas da Coordenação da Marcha Zumbi+10, para eliminar as desigualdades raciais é necessária a aplicação, a curto prazo, de R$ 67 bilhões em políticas públicas na área da educação, habitação e saneamento básico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.