BRASÍLIA - Os moradores de Brasília e Goiânia são os mais satisfeitos com a qualidade de vida que têm, revela pesquisa divulgada hoje pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Brasília aparece no topo do ranking do índice de condições de vida elaborado pela instituição a partir dos dados da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) que considera também outras nove regiões metropolitanas e o município de Goiânia.
A pesquisa leva em conta aspectos como renda, quantidade e qualidade da alimentação, serviços de água, iluminação, fornecimento de energia, iluminação, poluição causada por trânsito ou indústria, violência e condições de moradia da família.
Segundo Fernando Blumenschein, um dos realizadores da pesquisa, a percepção da população sobre a qualidade de vida tem impacto direto sobre a economia. "Ela tem efeito sobre a produtividade da mão-de-obra, impactos sobre a atração de capital para essas regiões metropolitanas e consequentemente sobre a capacidade de crescimento e geração de emprego e renda", afirmou.
Continua após a publicidade..
No ranking, Brasília obteve uma pontuação 108,27% acima da média da população nacional. A liderança também foi influenciada pela metodologia: o estudo considera apenas o projeto-piloto, que não inclui as cidades satélites.
Goiânia aparece como o segundo colocada, com 27,92% acima da média. São Paulo é o sexto colocado com percentual 8,19% acima da média. A qualidade de vida percebida pela população do Rio de Janeiro se aproxima da de regiões metropolitanas no Nordeste, como Recife e Fortaleza. O Rio aparece em oitavo lugar, com patamar de 13,91% abaixo da média.
Para Ricardo Wyllie, os resultados podem ser um indicativo da importância do planejamento urbano. "As regiões metropolitanas que conseguiram melhores colocações surgiram a partir de cidades planejadas, como Curitiba, Brasília e Goiânia. Esta é uma hipótese a ser investigada", disse.
Segundo os realizadores da pesquisa, as regiões metropolitanas nordestinas apresentaram resultados sensivelmente piores do que os obtidos nas outras regiões.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias