Luiz Marinho, da CUT, será novo ministro do Trabalho

Terra

Atualizada em 27/03/2022 às 14h42

BRASÍLIA - O Ministério do Trabalho vai continuar com o PT. O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Luiz Marinho, assumirá a pasta no lugar de Ricardo Berzoini, que volta para a Câmara dos Deputados.

"Eu fui convocado, convocação não se pensa, então eu assumirei o Ministério do Trabalho", disse Marinho a jornalistas após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Granja do Torto nesta sexta-feira.

Perguntado como pretende conciliar seu novo posto com bandeiras históricas da CUT, como a correção da tabela do Imposto de Renda e a defesa pela queda dos juros, Marinho disse que apenas mudou "o local da trincheira".

"Internamente, no governo, evidente que debateremos todas opiniões. Externamente, depende se o governo tem uma posição. Se o governo não tiver uma opinião, vale a opinião do Marinho", disse o sindicalista.

"Vamos dar continuidade ao trabalho de Berzoini e vamos procurar tratar assuntos como o salário mínimo, ajudar a pensar uma recuperação do salário mínimo que corresponda à expectativa da sociedade."

Já em São Paulo, Marinho disse que em cerca de dez dias anunciará um conjunto de quatro metas principais para a pasta. Ele reforçou o apoio à reforma sindical, mas ressaltou que a trabalhista não estará em pauta.

Sobre à sucessão na presidência da CUT, Marinho afirmou que não há um nome já selecionado para o cargo, acrescentando que não tem um preferido para sucessor e que o assunto será discutido pela direção da central. O mandato de Marinho vai até a metade de 2006.

Em entrevista coletiva na sede da CUT, em São Paulo, o novo ministro do Trabalho disse que já havia sido sondado por Lula para o cargo.

"Em 2003, o presidente me sondou para ver se ia pensar no assunto. Eu disse que a única condição seria se ele necessitasse me convocar", disse o sindicalista. Agora, como disse em Brasília, a convocação foi feita.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.