FLORIANÓPOLIS - Munições para armas de fogo são vendidas sem controle em Treviso e Criciúma, no sul de Santa Catarina, e em Itajaí, no litoral norte do estado. O fato foi comprovado por uma reportagem da RBS TV, exibida neste domingo, no programa Estúdio Santa Catarina. Os estabelecimentos visitados pelo repórter comercializam cartuchos e balas sem a exigência de porte de arma.
Em Treviso, 50 balas calibre 22 foram compradas por R$ 25 no balcão de lanches de um armazém, que fica em frente à Delegacia de Polícia da cidade.
Em Criciúma, a atendente de uma loja pediu autorização para uma pessoa para vender balas calibre 38 sem que o comprador apresentasse porte de arma.
Já em Itajaí, o vendedor admitiu não poder comercializar a munição. Mesmo assim, entregou 11 cartuchos calibre 32 por R$ 38,50.
O delegado Ildo Rosa, da Polícia Federal da capital, explica que o comércio ilegal de munição, assim como armas, é crime e prevê pena de dois a quatro anos de prisão.
A polícia que emite documentos de porte de arma e recebe o arsenal descartado após a criação do Estatuto do Desarmamento. Já a fiscalização do comércio e procedência das armas e munições é responsabilidade do Exército.
A RBS TV entregou toda munição adquirida na elaboração da reportagem à PF de Florianópolis.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.