FLORIANÓPOLIS - Dois tornados atingiram a cidade de Criciúma, a maior do Sul de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira. Há informações de que todos os bairros do município foram atingidos, exceto o Centro. A Defesa Civil estadual ainda não tem informações sobre o número de pessoas feridas em conseqüência do tornado, que causou também blecaute num bairro de Criciúma. Uma senhora morreu de infarto, mas a Defesa Civil não soube dizer se o motivo teria sido a ocorrência do tornado.
- A maioria das pessoas foi ferida enquanto tentava proteger suas casas - disse o gerente de Resposta a Desastres da Defesa Civil do Estado, Capitão Araújo.
De acordo com o capitão, foram 40 minutos de ventos que começaram por volta de 15 horas, com velocidade média de 70 quilômetros por hora, e chuvas intensas, que danificaram 71 casas. Três ficaram completamente destruídas.
O primeiro tornado se formou no bairro Pinheirinhos e devastou também o bairro Santa Luzia. O vento destelhou casas e salas comerciais. O segundo tornado foi registrado no distrito Rio Maina, onde moram 50 mil pessoas. Nesta região, os ventos foram de até 50 quilômetros por hora. Chove muito na região e as pessoas tentam salvar móveis e objetos pessoais.
Um forte vento teria atingido também a cidade de Siderópolis, mas não foi registrada a formação de tornados.
A Defesa Civil alerta para a ocorrência de chuvas fortes, raios e ventos com até 60 quilômetros por hora entre hoje e quarta-feira, nos estados de Santa Catarina e Paraná. A população deve evitar ficar em áreas de risco como baixadas, morros e encostas. Os temporais poderão causar alagamentos e deslizamento de terra e de pedras.
Em São Paulo também houve problemas. Um temporal com ventos fortes causou prejuízos em Boituva, na região de Sorocaba, na tarde desta segunda-feira. Houve destelhamento de casas e as paredes de uma construção desabaram. Três pessoas tiveram ferimentos leves.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.