Carlos Lessa deixa a presidência do BNDES

Helena Chagas - O Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 14h56

BRASÍLIA - Em reunião na manhã desta quinta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ficou decidido que o Presidente do BNDES, Carlos Lessa, deixará o cargo. O ministro do Planejamento, Guido Mantega, assumirá o cargo. Na quarta-feira, o líder do governo no Senado, Alozio Mercadante (PT-SP), já havia conversado sobre o assunto com Lessa.

Também na quarta-feira, segundo o jornal "O Globo", integrantes do governo próximos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva procuraram Lessa para uma conversa e deixaram claro que sua situação no cargo era insustentável. Apesar de o presidente Lula ter grande consideração por Lessa, o atual presidente do BNDES estaria sendo visto como um problema até mesmo por aqueles que sempre o defenderam dentro do governo.

Lessa ganhou o rótulo de polemista e, segundo assessores ligados ao Palácio, cometeu o pecado de insistir em tornar públicas suas divergências. A isso somou-se o desempenho considerado fraco para o BNDES neste segundo ano de governo, período em que a macroeconomia dava sinais positivos e esperava-se uma arrancada em investimentos por parte do setor produtivo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.