BRASÍLIA - A necessidade de construção da usina nuclear Angra 3 será tema de uma audiência pública, em data ainda a ser marcada, da Subcomissão Permanente de Ciência e Tecnologia - ligada à Comissão de Educação (CE). Requerimento nesse sentido, apresentado pelo senador Hélio Costa (PMDB-MG), presidente do colegiado, foi aprovado nesta quarta-feira (17) pela subcomissão.
Serão convidados para debater o assunto o ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos; o diretor-presidente da Eletrobrás Termonuclear S.A. (Eletronuclear), Zieli Dutra Thomé Filho; o secretário de Meio Ambiente de São Paulo, José Goldenberg; o professor Rogério Cézar de Cerqueira Leite, da Universidade de Campinas (Unicamp); e o ex-presidente da Eletrobrás, Luís Pinguelli Rosa.
O senador Delcidio Amaral (PT-MS) elogiou a iniciativa do presidente da subcomissão e observou que o país gasta por ano o equivalente a US$ 22 milhões apenas para a manutenção de equipamentos já comprados para a usina Angra 3, que se encontram no Rio de Janeiro, à espera de utilização, há cerca de 10 anos.
- A construção de Angra 3 tem que ser avaliada em seus aspectos ambiental, tecnológico e de suprimento de energia. A usina de Angra 2 tem tido um desempenho impecável até agora - afirmou Delcidio.
Alcântara
Outro requerimento aprovado pela subcomissão, também de autoria de Hélio Costa, determina a realização de audiência pública sobre a utilização da Base de Alcântara por outros países. Deverão ser convidados a participar da audiência o ministro da Defesa, vice-presidente José Alencar, e o ministro Eduardo Campos.
Ao apresentar seu requerimento, Hélio Costa recordou que o ex-ministro José Viegas informou, ao deixar o posto, que já existe um novo texto para o acordo com os Estados Unidos a respeito da utilização da Base de Alcântara. O senador disse não ter obtido, até agora, nenhuma informação a respeito do novo texto.
- Seria inteligente discutir o assunto com o Congresso Nacional, para não voltar a acontecer o que já aconteceu no passado - recomendou Hélio Costa, ao lembrar a resistência do Legislativo ao acordo firmado com os Estados Unidos pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.
O requerimento inicial de Hélio Costa previa a discussão apenas sobre o novo acordo com os Estados Unidos. Por sugestão de Delcidio Amaral, o presidente da subcomissão decidiu incluir acordos firmados com outros países na pauta da audiência pública.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.