BRASÍLIA - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, lança nesta quinta-feira, 19, as bases do Programa Nacional e Mundial da Capoeira. Gil aproveita sua estada em Genebra – onde participa da homenagem ao embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU), Sérgio Vieira de Mello - para promover a Roda Internacional da Capoeira pela Paz.
O ministro promete realizar, ainda neste ano, a primeira reunião com capoeiristas de todo o Brasil e do exterior para discutir a elaboração do programa. Entre as idéias iniciais, estão propostas que abrangem escolas, estudantes e governo.
A primeira é a criação de um programa escolar, em parceria com os ministérios do Esporte e Educação, para que a capoeira não seja vista apenas como prática desportiva, mas como atividade cultural e artística.
Estão previstas também a criação de uma previdência específica para artistas e a construção do Centro de Referência, no Pelourinho, em Salvador (BA), que deverá funcionar como acervo de pesquisas, livros, adornos e imagens sobre a capoeira.
O programa pretende ainda apoiar os capoeiristas que vivem no exterior e lançar editais de fomento para projetos que usem a capoeira como instrumento de cidadania e inclusão social.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.