BNDES pode financiar Ferrovia Transnordestina

AgĂȘncia Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 Ă s 15h01

RECIFE - Após amargar longos anos de desinteresse por parte dos investidores privados, o projeto da Ferrovia Transnordestina - orçada em US$ 1,48 bilhão - poderå ser bancado integralmente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento EconÎmico e Social (BNDES).

A confirmação do financiador majoritårio da obra deve acontecer no dia 11 de agosto, quando a Companhia Ferroviåria do Nordeste (CFN) apresenta o novo traçado da ferrovia a quatro governadores nordestinos (Pernambuco, Cearå, Piauí e Maranhão), além do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes e do titular da pasta de Transportes, Alfredo Nascimento. O encontro estå marcado para ocorrer no Piauí, potencial produtor e exportador de soja. O grão serå o grande carro-chefe da Transnordestina.

A informação de que o BNDES teria sinalizado com a possibilidade de financiar o projeto completo foi repassada pela secretĂĄria de Desenvolvimento Urbano do Estado, Terezinha Nunes. Segundo a representante do Governo, essa pode ser a primeira grande Parceria PĂșblico Privada (PPP) do Estado. “O interesse das empresas privadas existe, mas nĂŁo hĂĄ nada fechado ainda. TambĂ©m contamos com os investidores dos fundos de pensĂŁo”, informou Terezinha.

No inĂ­cio deste mĂȘs, a CFN anunciou a mudança do traçado com o intuito de tornar o projeto da Transnordestina mais atrativo economicamente. A remodelagem excluiu os trechos MissĂŁo Velha (CE)/Salgueiro (PE) e Piquet Carneiro/CrateĂșs (CE) da obra, conferindo a Araripina posição estratĂ©gica. Com as mudanças, a cidade pernambucana ganha um ramal que a liga ao Crato (CE) e outro a Eliseu Martins (PI). A engenharia financeira do projeto, contudo, deverĂĄ ser concluĂ­da nos prĂłximos trĂȘs meses. A meta da CFN Ă© iniciar a construção no ano que vem, com conclusĂŁo das obras em 2008. Para 2005, a empresa pretende contar com um fundo de R$ 300 milhĂ”es em investimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pågina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.