BRASĂLIA - O senador HĂ©lio Costa (PMDB-MG) afirmou hoje que o controle da imprensa nĂŁo deve ser estabelecido por uma lei e, sim, pela sociedade organizada. Em palestra no 4Âș SeminĂĄrio Internacional de Comunicação de BrasĂlia, que discute o tema "Quem fiscaliza o quarto Poder", HĂ©lio Costa disse que talvez nem deva existir Lei de Imprensa. "Tem que haver seriedade, cĂłdigo de Ă©tica", explicou. Para ele, toda vez que essa responsabilidade nĂŁo for atendida, deve-se recorrer Ă justiça comum.
Ao comentar a matĂ©ria publicada pelo jornal americano The New York Times sobre o suposto consumo excessivo de bebida alcoĂłlica pelo presidente Lula, o senador disse que "a reportagem tem sĂ©rios equĂvocos tĂ©cnicos". Ele ressaltou que, "assim como faltou responsabilidade na matĂ©ria, faltou responsabilidade na tentativa de expulsar o jornalista".
Hélio Costa considerou "escandalosa" a repercussão do caso no Brasil. "Eu estava nos Estados Unidos participando de um evento. Os norte-americanos não deram importùncia à matéria. Eles estavam totalmente horrorizados com as imagens de tortura no Iraque", contou o senador, que foi correspondente internacional da TV Globo.
Leia outras notĂcias em Imirante.com. Siga, tambĂ©m, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pĂĄgina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes Ă Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.