TCE pode pedir intervenção em municípios do Piauí

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h05

TERESINA - Cerca de 17% dos municípios piauienses estão inadimplentes junto ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). São, aproximadamente, 37 municípios que podem sofrer intervenção. Segundo o conselheiro substituto, Jaylson Campelo, os prefeitos que não prestaram contas estão sujeitos a multas e intervenção, além de não poderem mais receber o repasse voluntário e a assinatura de convênios.

O conselheiro explicou que o TCE está trabalhando em regime de mutirão até o dia primeiro de junho, para apreciar todas as contas relativas ao ano de 2003. O objetivo é julgar as prestações de contas dentro do ano em

exercício. Ainda há prefeitos que não prestaram contas do ano de 2003. "A partir de junho, queremos fazer a fiscalização dentro do exercício. Mas isso só será possível com a apresentação destas contas", adiantou Jaylson

Campelo.

Os prefeitos têm um prazo de 90 dias, após o encerramento do exercício, para prestar contas ao TCE-PI. Este prazo final encerrou-se em 19 de abril. Pelo atraso, cada prefeito é multado em 10 Ufirs por dia. "Os inadimplentes não poderão celebrar convênio, nem receber recursos de transferência voluntária. Nós nos preocupamos com isso porque, quem é prejudicada é a população, que deixa de ter benefícios. A não prestação de contas é crime, e por isso pode até sofrer intervenção no município", explicou o conselheiro substituto.

O TCE-PI está analisando os pedidos de intervenção. Estão sendo feitos levantamentos para ver quais são os casos mais drásticos, e adotar as providências cabíveis. "Tem casos como o de Currais, a 640 quilômetros ao Sul de Teresina, que não apresentou nenhum balancete de 2003", exemplificou Jaylson Campelo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.