RECIFE - A Associação Brasileira das Entidades de Meio Ambiente (Abema) realiza hoje sua primeira reunião, no arquipélago de Fernando de Noronha. A expectativa é reunir representantes de todos os 48 órgãos associados à Abema para fortalecer a discussão de um acordo de cooperação e troca de experiências visando a descentralização de gestões e decisões ambientais.
"O encontro também pretende propor múltiplos canais federais de diálogo, exatamente em função da capilaridade da questão ambiental, entre Ministério do Meio Ambiente, das Cidades e da Agricultura, por exemplo", informa a presidente da Abema, Alexandrina Sobreira.
Na abertura da reunião, o engenheiro José Simeão de Medeiros, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) apresentará o sistema de informações geográficas Cenários da Caatinga, que será lançado em CD-ROM dentro de três meses. Este banco de dados, que já conta com 200 mapas temáticos e indicações socio-econômicas e ambientais, é uma iniciativa de Pernambuco e está dentro de um projeto maior chamado Consórcio Zoneamento Ecológico e Econômico (ZEE).
O secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, falará sobre a experiência de criação de núcleos ambientais nas diversas secretarias de governo, o que qualifica e dá nítido contorno interdisciplinar à questão. Experiência semelhante também será mostrada pela Bahia.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.