BRASĂLIA - As prestadoras de telefonia fixa nunca foram desobrigadas de manter postos de atendimento. A informação Ă© do superintendente substituto de Serviços PĂșblicos da AgĂȘncia Nacional de TelecomunicaçÔes (Anatel), Gilberto Alves.
“A obrigação Ă© permanente", afirmou, acrescentando que as empresas que tinham lojas e fecharam estĂŁo sendo punidas. Em entrevista Ă RĂĄdio Nacional, o superintendente lembrou que a legislação do setor determina o atendimento pessoal ao cliente.
De acordo com a Anatel, no Ășltimo levantamento, realizado em 26 de dezembro de 2003, constava a aplicação de multas no valor de R$ 12,689 milhĂ”es Ă s operadoras que deixaram de oferecer esse serviço aos usuĂĄrios. A Telemar lidera o ranking, com mais de R$ 6 milhĂ”es em multas, seguida pela Brasil Telecom e a TelefĂŽnica. O dinheiro das multas vai para o Tesouro Nacional.
Alves disse que, na tentativa de melhorar o atendimento ao pĂșblico, as empresas estĂŁo procurando firmar parcerias com outros ĂłrgĂŁos, para facilitar o acesso a serviços como pedidos de segunda via de conta telefĂŽnica ou reparo de linhas.
“O que estamos observando Ă© que as empresas estĂŁo buscando ter as lojas prĂłprias em pontos estratĂ©gicos e nas cidades mais importantes, mas nĂŁo ficam somente nessa configuração. Elas buscam se associar com empresas que tĂȘm grande receptividade com o pĂșblico, como os Correios. Todas as possibilidades de oferecer atendimento Ă s pessoas mais humildes estĂŁo sendo buscadas”, ressaltou.
Segundo Alves, a agĂȘncia vem estimulando as parcerias. “A Anatel trabalha no sentido de resguardar os direitos do usuĂĄrio”. Quanto Ă situação no Distrito Federal, em que a central telefĂŽnica da Brasil Telecom (operadora que presta serviços na regiĂŁo) estĂĄ situada em CuiabĂĄ, o superintendente afirmou que a Anatel estĂĄ a par do problema. “NĂłs tambĂ©m somos usuĂĄrios de telefonia fixa no Distrito Federal. No caso especĂfico de BrasĂlia, a Brasil Telecom, na sua matriz, oferece atendimento pessoal. NĂŁo Ă© o atendimento adequado e desejado. Essas adequaçÔes fazem parte do nosso trabalho”, disse.
O cliente que tiver dificuldades em fazer reclamaçÔes à operadora de sua região pode entrar em contato com a Anatel pelo telefone: 0800 332001
Saiba Mais
Leia outras notĂcias em Imirante.com. Siga, tambĂ©m, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pĂĄgina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes Ă Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.