José Reinaldo defende criação do Fundo de Desenvolvimento Regional

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h13

BRASÍLIA - O governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares (PFL), reiterou, há pouco, no plenário do Senado, a defesa da criação do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR) na reforma tributária.

José Reinaldo ressaltou, entretanto, que o fundo precisa ser direcionado ao investimento direto dos Estados em infra-estrutura e não nos moldes fixados pela Câmara, que previa o financiamento da iniciativa privada.

Assim como todos os outros governadores, José Reinaldo defendeu a manutenção do acordo fechado com o presidente Lula de repassar 25% dos recursos da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para os Estados e parte destes iria para os municípios.

As maiores críticas, no entanto, foram para o Fundo de Compensação das Exportações. “Ele está sem origem, não tem nenhum tostão no Orçamento para sustentá-lo e os R$ 8,5 bilhões apenas atenuariam os problemas dos Estados com as perdas da desoneração das exportações”, disse. O governador também pediu a Desvinculação das Receitas dos Estados (DRE) nos moldes do que

acontece com a DRU, onde o governo tem liberdade total de usar 20% dos recursos para o que achar mais conveniente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.