Alcântara: russos ajudarão a investigar causas da tragédia

Cientistas russos virão ao Brasil a convite do governo.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h15

SÃO LUÍS- O governo brasileiro pediu à Rússia para auxiliar a comissão técnica que investiga as causas da explosão do veículo lançador de satélite, na Base de Alcântara, no dia 22 de agosto, que matou 21 pessoas.

Dois ou três cientistas daquele país virão ao Brasil, possivelmente na quinta-feira, para integrar a comissão de investigação.

Os técnicos não realizarão nenhuma investigação paralela. Vão apenas fazer uma espécie de assessoramento à comissão técnica presidida pelo brigadeiro Marco Antonio Couto, vice-diretor do Centro Técnico Aeroespacial.

O programa espacial russo já sofreu vários reveses, com diversos acidentes ocorridos com seus equipamentos. Por isso mesmo, de acordo com oficiais da FAB, pela experiência que eles têm em investigações de acidentes deste tipo, poderão contribuir em muitos pontos.

A decisão de convidar técnicos russos para assessorar o grupo na apuração do acidente foi comunicada pelo comandante da Força Aérea, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, na reunião extraordinária do Alto Comando da Aeronáutica, realizada na manhã de ontem, em Brasília.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.