BRASÍLIA - O Plenário aprovou voto de pesar pela morte de 21 brasileiros que estavam trabalhando na plataforma especial da Base de Alcântara, no Maranhão, onde explodiu o foguete VLS-1, do Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA), na última sexta-feira.
O requerimento foi assinado pelo presidente José Sarney e demais senadores. Sarney encaminhou o requerimento em Plenário, enaltecendo os mártires do programa espacial brasileiro, mas ao mesmo tempo salientando a necessidade da continuação do programa para o futuro do país.
Os senadores Roberto Saturnino (PT-RJ), Luiz Otávio (PMDB-PA) e Renan Calheiros (PMDB-AL) também encaminharam o voto de pesar. Calheiros destacou a importância do programa espacial brasileiro, lamentando a falta recursos orçamentários para tornar mais segura a exploração comercial de satélites pelo Brasil. Renan sugeriu que o assunto seja motivo de audiência pública no Senado.
O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) também lamentou o acidente e se associou ao voto de pesar às famílias das vítimas. Ele afirmou que o PFL apóia a continuação do programa espacial brasileiro.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.