Alca: Deputado maranhense cobra participação do Congresso

Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 15h19

BRASÍLIA – O deputado Ribamar Alves (PSB-MA) defendeu, hoje, maior participação do Congresso Nacional e da população nas negociações sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). "Essa questão tem de sair da esfera intramuros e ser debatida entre a população", defendeu. A declaração foi feita logo após instalação da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Negociações da Alca em Defesa da Soberania, na Câmara dos Deputados.

O objetivo da Frente é acompanhar de perto os debates em torno da negociação para formação do bloco econômico entre os países latinos e os Estados Unidos. "O Brasil não pode ser um mero homologador de protocolos

internacionais", disse o deputado.

Ribamar Alves criticou a forma como as negociações para a constituição do bloco estão sendo conduzidas sob a liderança dos Estados Unidos. Na avaliação do deputado maranhense, a pauta de negociações colocada pelos Estados Unidos beneficia unilateralmente a política econômica daquele País.

"Se os Estados Unidos, a maior potência do mundo, tenta acordo com países em desenvolvimento ou até mesmo subdesenvolvidos, que interesse têm eles? Alguma coisa está errada ou então é muito interessante, para eles, é claro", suspeitou, referindo-se ao fato de os americanos não fazerem referência a produtos agrícolas na minuta da proposta para formação da Alca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.