BRASÍLIA- O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, que está em viagem à Ucrânia para acertar acordos de cooperação com aquele país, disse hoje que estão sendo feitas negociações de transferência de tecnologia entre os dois países em diversas áreas, como a aeroespacial, para a fabricação de tomógrafos e de turbinas a gás.
Sobre o projeto conjunto de lançamento de foguetes ucranianos da Base de Alcântara, no Maranhão, o ministro disse que "temos uma base que não tem foguetes para lançar". "Aí unem-se os nossos interesses. Alcântara vai se transformar na maior base comercial do mundo e ela pode render muito para o País", afirmou o ministro.
O Centro de Lançamento de Alcântara fica a 2 graus da linha do Equador. Quanto mais perto da linha do Equador, menos combustível é necessário para um foguete entrar em órbita. O que significa mais economia no projeto.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.