FLORIANÓPOLIS- Os vereadores da capital catarinense reúnem-se hoje à tarde para decidir se realizam plebiscito entre a população para a mudança do nome da cidade.
Florianópolis foi o nome escolhido para a capital catarinense em 1894, em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto, acusado de ter ordenado o fuzilamento de catarinenses contrários à instalação do sistema republicano no país.
Antes, o nome da cidade era Nossa Senhora do Desterro.
Uma iniciativa do então vereador Mauro Passos (PT), hoje deputado federal, reivindica a revisão do nome da cidade.
"Fui estimulado por várias famílias que tiveram parentes assassinados por Floriano Peixoto", explica.
Já outros vereadores alegam que a "relação custo benefício seria muito alta" e que "Florianópolis já é uma marca mundialmente conhecida".
Entre os nomes apontados está Floripa, como a cidade é carinhosamente chamada pelos seus moradores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.