Gil ainda não decidiu sobre convite para Ministério da Cultura

O Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 15h25

O cantor e compositor Gilberto Gil ainda não decidiu se vai aceitar o convite feito pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Cultura. No começo da noite desta segunda-feira, na entrada no Direct Hall, onde participou da entrega dos prêmios "Os brasileiros do ano", Gil disse que não consegue sobreviver ganhando apenas R$ 8 mil por mês.

- Não tenho uma poupança que me permita passar quatro anos ganhando R$ 8 mil por mês. Tenho que cuidar da minha carreira, da minha microempresa, da minha família - afirmou Gilberto Gil sobre o dilema entre assumir o ministério e botar de lado a carreira de cantor.

Durante o dia, o nome de Gil foi reprovado pelo escritor e teólogo Frei Betto, amigo pessoal de Lula, e pelo ator Sérgio Mamberti pelo fato de não participar do grupo do PT que elaborou o programa cultural do governo Lula e há 13 anos discute o tema no partido.

- Acho o Gilberto Gil um cantor, compositor de muitíssimo talento, mas confesso que pessoalmente preferiria outros nomes, mais sintonizados com a construção, com a elaboração do projeto cultural do PT e da campanha do presidente Lula ao longo dos últimos 13 anos - disse Frei Betto, um dos coordenadores do Fome Zero, projeto prioritário do novo governo.

Para o ator Sérgio Mamberti, a posição de Frei Betto, com a qual concorda plenamente, é fruto de uma expectativa sobre o nome do novo ministro, que se espera seja do grupo.

- O que aconteceu é que houve uma consulta do Lula ao Gil e a notícia vazou. Isso criou uma indisposição nesse processo que ainda está em gestação. Nós ainda vamos conversar com o Lula - disse Mamberti.

Perguntado sobre as posições de Frei Betto e Sérgio Mamberti, Gilberto Gil disse:

- Não parece ser essa a visão do presidente (Lula). E eu fui convidado diretamente por ele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.